Quem Somos

Um pouco de história

A STARTA foi criada no início da década de 1990, pelo professor e consultor Fernando Dolabela, maior especialista em educação empreendedora do Brasil, e membro do World Entrepreneurship Forum.  

À frente da STARTA,  Fernando Dolabela, desenvolveu livros, softwares e conteúdos de auto-aprendizagem nas áreas de empreendedorismo e Plano de Negócios. São quase 20 livros em língua portuguesa, incluindo o best-sellerO Segredo de Luísa”;  alguns dos quais editados em língua espanhola (El Secreto de Luisa; El Taller del Emprendedor);  02 softwares de Planos de Negócios (MakeMoney e MinhaEmpresa) e ainda cursos online, artigos e outros conteúdos de capacitação. Também desenvolveu e aplicou as metodologias de formação empreendedora utilizadas pelos principais programas de disseminação da cultura empreendedora e adotadas por mais de 300 instituições de ensino superior no Brasil.

Em meados de 2002, as atividades ligadas à disseminação de metodologias de educação empreendedora passam a ser executadas diretamente pelo Professor Fernando Dolabela, e a STARTA assume uma essência empresarial, voltada ao planejamento de novos empreendimentos e suporte à inovação.

Nessa nova fase, a Equipe STARTA ajudou a conceber e coordenou dois dos principais concursos de Plano de Negócios do país (COJEM – Concurso Nacional Softstart-Softex-CNPq e Prêmio Santander-Banespa de Empreendedorismo). E desenvolveu o software de Plano de Negócio utilizado para análise de concessão de crédito do Programa Brasil Empreendedor (PBE), do Governo FHC, considerada a maior iniciativa de criação de novas empresas já realizada no Brasil.

Em 2009, a Starta foi contratada para desenvolver o conteúdo de treinamento online dos candidatos ao PRIME – Programa Primeira Empresa Inovadora, da FINEP. O MakeMoney fez parte desse material didático.

De volta para o futuro

Atualmente, a STARTA intensifica sua essência empresarial, com serviços de consultoria e execução de projetos de inovação aberta e geração de novos negócios. Apostamos na parceria entre jovens empreendedores e investidores; startups e grandes empresas.

Estruturado em rede, nosso time extrai conhecimentos tanto empíricos quanto acadêmicos, de diversas áreas, para aplicá-los na construção de estratégias empresariais ou no design de novos produtos, serviços e modelos de negócio.

Fazem parte dessa rede pessoas consultores, pesquisadores, empreendedores, investidores, e prestadores de serviços especializados.